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O que é Netnografia?

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 Netnografia é um ramo da Etnografia: método de pesquisa utilizado pela antropologia na captação de dados para analisar o comportamento de indivíduos na Internet. O termo referido com a letra ‘N’ na frente da palavra Etnografia, foi utilizado pela primeira vez pelo professor da York – Universidade de Negócios, Robert Kozinets em 1997, por motivos nada óbvios não é mesmo?

 Veja, que não é de hoje que é necessário focar o comportamento do consumidor na internet. Nunca, em toda a história da ‘antropologia’ ficou tão fácil reunir informações fidedígnas sobre o perfil do seu consumidor.

 A decisão de consumo de determinado produto e a escolha das marcas estão cada vez mais fundamentadas nas informações colhidas via Internet. É o poder do digital com a avalanche das mídias sociais.

Quando Kozinets definiu o método, podemos dizer que se aplicava a 4 tipos de redes online classificadas:

  1. Fórum de discussão ou Grupos – Quando organizados ao redor des produtos, serviços ou outros assuntos particulares, fornecem aspectos importantes para as pesquisas em geral, particularmente interessantes para certos grupos de consumidores ou clientes. Como exemplo, podemos citar fórums de discussão ou grupos do Yahoo Groups e atualmente, o Google quando adquiriu a deja.com.
  2. Páginas web e Webrings - Alguns sites que representam comunidades online para troca de informações entre consumidores ou clientes. O Yahoo oferece uma lista de sites independentes úteis e tem um excelente diretório de webrings[2].
  3. Lista de discussão
  4. Sites de relacionamento e Salas de chat

Hoje as possibilidades aumentaram com o surgimentos das famosas mídias sociais, que possuem milhões de usuários ativos, que passam horas a fio compartilhando informação, um ambiente saboroso para os Analistas de Mídias Sociais e Gerentes de Marketing Digital segmentar e filtrar seu público.

A tendência do consumidor em querer compartilhar sua concepção sobre as marcas e produtos,  é o que faz a ferramenta Facebook ser a mais atrativa atualmente, fato que justifica perfeitamente seu crescimento.

 A inovação na análise da Netnografia, não é ser diferente ou buscar diferenciais, mas sim, a busca em  ser igual. Igualar a necessidade do seu consumidor com sua marca ou serviço, é o grande desafio, que fará toda a diferença no mundo digital. Vivemos uma inversão de conceitos, não são mais as grandes empresas e marcas que ditam o que é bom, tudo nasce da psicologia das massas, ou em como um, dois, três ou três mil pessoas pensam juntas em definir o que é bom, ou mal definindo sua opinião.

Em resumo, a análise do comportamento humano na internet, ou netnografia, poderá nos trazer muitos dados sobre consumidores. Atualmente muitas empresas já reúnem milhares de banco de dados destes perfis. Mas, como já discutimos aqui no blog: muita informação gera escassez de atenção. É necessário se organizar e estabelecer um planejamento com objetivos tangíveis.

O digital ainda  é um mundo obscuro, ninguém tem a luz correta para se guiar, mas nos basearmos em boas práticas de mercado e em testes multi-plataforma, bem como acompanhar as constantes mudanças no mercado, poderá fazer toda a diferença para sua empresa.

 Veja uma abordagem interessante sobre este tema, no vídeo abaixo:

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