Google+ Cinco passos para ficar seguro nas mídias sociais ← Rcastro Comunicação e Design Digital

Cinco passos para ficar seguro nas mídias sociais

Ser invisível na internet é algo complicado de se conseguir, se é que é realmente possível! Salvo, os Hackers de plantão é claro. Porém, quando falamos de redes sociais, por mais ‘heavy user’ que você seja, algum rastro você deixa. Cookies, e tags amarram suas ações  para posteriores estratégias de marketing e publicidade, e isso não há como evitar.privacidade na internet
Muitos sofrem com contas ‘hackeadas’, fotos indesejadas, e links com SPAM. È claro que a segurança básica você consegue por configurar suas ‘configurações de privacidade’ na área administrativa de sua conta na mídia social que freqüenta. E para aqueles mais neuróticos, vejam cinco maneiras de se defenderem:

1 - Fique esperto ao aceitar convites. Observe se você reconhece a pessoa pela foto e o número de amigos ou seguidores. Se o perfil tem amigos demais ou ele é uma celebridade ou podem indicar perfis fraudulentos.

2 - É muito comum o uso de encurtadores de endereço (URL),nos mesmos usamos muito este serviço (BitLy, Migre.me e outros). Mas cuidado é comum a propagação de vírus usando urls curtas, clique no link se realmente conhecer a fonte que o propaga, e na maioria dos casos é possível ver uma prévia do conteúdo do site logo abaixo da url encurtada, então fique esperto.

3 – Se você usou alguma rede social em lugares públicos (eventos, lan houses) troque sua senha o mais rápido.

4 - Use pelo menos 8 caracteres na sua senha. Crie a senha utilizando números, e ao usar letras alterne entre maiúsculas e minúsculas, alguns caracteres como “_” e “” são os mais indicados. Não use a mesma senha de outros serviços!

5 - Saia da rede social adequadamente, use o link “logout” ou sair. Se você não fizer isto a próxima pessoa que usar o computador terá acesso à sua conta.

Deixe um comentário