Google+ Projeto Web Bot é capaz de prever o futuro. Será? ← Rcastro Comunicação e Design Digital

Projeto Web Bot é capaz de prever o futuro. Será?

O que significa Web bot ? Um “bot” é diminutivo de “robot” portanto é um agente que opera um programa simulando atividade humana,  na web existem spiders, crawlers, etc.
Por exemplo o Google vasculha sites na internet para depois os indexar na base de dados e para isso utiliza os “googlebots”.

O web bot project analisa palavras e conversas na web para estabelecer um padrão e formular uma estatística para acontecimentos futuros, é como analisar o  inconsciente da sociedade. Realmente é incrível o que se pode fazer com um bom analytics e análise de comportamento.

O objectivo do Web bot era programar um método conhecido como web spidering para navegar na rede, buscando palavras ou números que poderiam relacionar-se e desse modo prever uma alta ou baixa de acções na bolsa de valores.

O mesmo tipo de técnica é comumente usado por mecanismos de busca para automatizar e melhorar os processos de pesquisa na Internet. O problema é que ela é utilizada hoje também para bots malignos e atividades fraudulentas. O objetivo de quem os cria é que os usuários acessem as redes bot e, sem saber, baixem um código malicioso. O conteúdo de sites é copiado para ser usado em fraudes phishing, envio de spam e ataques DDoS (ataques distribuídos de negação de serviço).

Segundo o Web Bot Project, as redes bots não apenas são capazes de anunciar movimentos futuros da bolsa, mas também acontecimentos de outro tipo. Em julho de 2001, o Web Bot Project informou que um fato ocorreria nos Estados Unidos, modificando os rumos da política mundial. Em 11 de setembro do mesmo ano, grupos terroristas derrubaram as Torres Gêmeas de Nova York e atacaram o Pentágono em Washington.

Agora o mesmo Web Bot Project detectou que outro fato de conseqüências devastadoras pode ocorrer em 2012, mas não determina que tipo de acontecimento seria este.

Já tem algum tempo que o Google também esta investindo neste tipo de análise com a empresa  Recorded Future. A Sabedoria das multidões tem dado bons resultados na antecipação de resultados eleitorais e no mercado de capitais, mas além da componente séria há a lúdica o que não podemos desprezar.

Até que ponto tudo isso é teoria da conspiração eu não sei. Mas na internet tudo é possível.

Via Terra Networks

Deixe um comentário