Google+ Como criar títulos para SEO e Mídias Sociais? ← Rcastro Comunicação e Design Digital

Como criar títulos para SEO e Mídias Sociais?

Que requisitos deve ter um “bom título” 2.0?

Acabaram-se os dias que você tinha apenas que encontrar um ponto certo, chocante, inspirador, cativante. Agora as coisas são mais torcidas, eles exigem um salto de criatividade e técnica.

Por quê?

Porque as nossas necessidades mudaram. Agora, não queremos apenas capturar a atenção do leitor, convida-lo, mas também posicionamento em mecanismos de busca e mídias sociais.

Em suma, um título perfeito tem que cumprir a sua missão tradicional de uma vida, mas também deve conter palavras-chave que são foco do tema que estamos tratando. Seu comprimento deve permitir o compartilhamento via Twitter, Facebook, Google +, dispositivos móveis, etc.

Além disso, enquanto na mídia tradicional o titulo é inseparável de seu contexto, na Internet, é o contrário: muitas vezes (e em alguns casos, na maioria das vezes) os nossos leitores verão como um link separado do resto.

Quatro dicas de Ouro

Dito isto, quero compartilhar quatro dicas de ouro que eu sugiro para obter esse “o titulo perfeito”:

1 – Deve ser uma peça de informação no sentido pleno, já que em alguns casos essa breve pincelada é tudo o que o leitor verá, se o receptor da mensagem não entende nada, eles não irão clicar para acessar o restante das informações.

2 – É preciso estar alinhado com o tom do canal e despertar interesse.

3- O comprimento não deve exceder 70 caracteres, já que hoje o conteúdo sempre se move pelo twitter, o ideal é no mínimo de 30 caracteres livre para o link, e sempre pensar no espaço livre para os possíveis retweets. Se você não respeitar a “ netiqueta ”e o espaço disponível para um tweet, nossos seguidores não estarão susceptíveis a republicar as nossas mensagens. Além disso, a brevidade ajuda a evitar efeitos indesejáveis ​​.

4 – Use as palavras mais importantes: Usar as palavras-chave mais relevantes do conteúdo, ou seja, palavras que dão a certeza de serem mais procuradas pelo maior número possível de usuários ou palavras que melhor representam o conteúdo da página. Evite concentrar auxiliares ou palavras de enchimento, centre-se nas palavras fundamentais ao conteúdo do seu artigo.

E na prática

Eu ia citar um exemplo de site de politico, no qual eles usam o mesmo titulo das matérias que enviam para imprensa no blog, mas vou ficar quieto, vamos a outro. Suponha que em um blog sobre carros clássicos o autor cria um conteúdo com o seguinte título:

“Aqueles foram os dias: Um olhar nostálgico para aqueles carros loucos que fizeram nossos avós felizes”

É um titulo para web? Obviamente que não. Além disso, é muito longo. Que tal o titulo:

“Carros antigos: a paixão dos nossos avós”?

Muito mais curto e um bem mais chamativo do que o anterior e também permite seu compartilhamento de forma simples.

A verdade é que os blogueiro, criadores de conteúdo para redes sociais devem começar gradualmente a olhar melhor para o titulo. Não basta apenas saber escrever bem, é preciso completá-la com outros detalhes que favorecem a nossa presença nos mecanismos de busca, e assim ajudar a aumentar nosso tráfego.

Via brunodesouza.com

 

Deixe um comentário